COMO ESTIMULAR AS CRIANÇAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE FALA

Por Jornal Cidade de Agudos em 11/03/2023 às 07:14:08

A criança começa a expressar as primeiras palavras simples, por volta dos 12 aos 18 meses de vida; aos dois anos, espera-se que ela consiga juntar duas palavras e estabelecer sentido entre elas, como "quero água". Aos três anos, ela já estará construindo frases. Parece ser um processo extremamente simples, mas não é. Os pais podem ajudar no desenvolvimento da fala e da linguagem da criança. O dia a dia é muito rico em situações que favorecem a comunicação e o desenvolvimento da linguagem, e os pais podem aproveitar essas oportunidades.


DICAS DA FONO

Bebê

* Converse com seu bebê nas atividades de vida diária, no momento do banho, da alimentação, da troca de fraldas;

* Use uma fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial;

* Pronuncie adequadamente as palavras, não fale errado, seu bebê precisa de modelos corretos de fala;

* Responda às vocalizações e balbucios (converse, olhe, toque, sorria);

* Mostre prazer e interesse pela comunicação com ele;

* Ensine o nome dos objetos, pessoas familiares e ações;

* Comente o que está fazendo, nomeando, descrevendo;

* Cante canções infantis;

Crianças 01 ano e meio

* Imite os movimentos e as produções verbais;

* Fale do que está fazendo quando estiver com a criança;

* Descreva as ações do dia a dia: banho, vestir, comer, andar de carro, viajar;

* Estimule jogos de imitação;

* Leia livros ilustrados para seu filho;

* Imite sons conhecidos, como o latido do cachorro, pássaros, gato, carros;

* Elogie as tentativas de comunicação;

Crianças 02 anos

* Leia livros ilustrados e chamativos;

* Fale das situações novas antes de sair;

* Repita palavras novas várias vezes;

* Ensine-o a seguir instruções (ex: "pegue a bola!")

* Ouça músicas, cante juntos;

* Escute-o com atenção (evitar: "não te entendo");

* Faça perguntas para estimular o pensamento e linguagem:

* Por que você está tomando banho?

* Enfatize características dos objetos (cor, forma, tamanho) ("nossa que carro grande!")

* Dê a oportunidade de usar palavras novas (deixe-o completar uma frase (vamos comprar uma ....);

Crianças 03 anos

* Estenda a comunicação, mantendo uma "conversa";

* Comente sobre semelhanças e diferenças de objetos, pessoas e eventos;

* Estimule seu filho a contar histórias;

* Leia para ele histórias cada vez mais longas;

* Preste atenção quando ele falar alguma coisa, retomando os sons que ele tiver dificuldade;

* Dê um tempo para ele responder;

* Conte sobre as atividades do dia;

* Pronuncie as palavras de forma correta, não use diminutivos;

* Ensine o "brincar" (organizar uma brincadeira de faz-conta, crie personagens).

Crianças 04 anos

* Ajude a criança a classificar os objetos e coisas, explicando porque pertencem a tais categorias (ex. animais, frutas, meios de transporte);

* Ensine-o a usar o telefone;

* Permita que a criança a participar das atividades da casa;

* Utilize conceitos de espaço e posição enquanto brinca ("coloque o carro embaixo da ponte!")

* Delegue responsabilidades;

* Leia histórias cada vez mais longas;

* Permita que ele invente histórias; crie novas histórias;

* Continue demonstrando satisfação no desenvolvimento da fala dele;

* Não espere perfeição absoluta na fala da criança, nesta faixa etária algumas trocas ainda são esperadas;

Crianças 05 anos

* Escute a criança quando ela estiver falando;

* Incentive a criança a expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos e medos;

* Estimule brincadeiras criativas (faz-de-conta), jogos com regras;

* Estimule o relato de experiências vividas na escola, na casa de amigos, etc;

* Proporcione oportunidades de aprender canções, versos, rimas;

* Continue lendo histórias;

Crianças 06 anos

* Ter um momento tranqüilo todo dia que permita uma conversa;

* Começar com leitura de palavras simples, números;

* Inventar histórias ou jogos; "criar" um livro de histórias;

* Permita que participe que a criança participe das tarefas da cozinha (livro de receitas com instruções simples);

* Ver filmes ou programas na tv e depois conversar sobre o que viu;

* Participar das discussões familiares;

* Definir palavras e conceitos novos;

* "Escrever" (com letras magnéticas, alfabeto móvel, por exemplo).


AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.

Fernanda Freitas Monteiro

Fonoaudióloga

CRFa 2-11.539

Ler anterior

NÃO É FOFOCA

Ler próxima

Fisioterapia

Anuncie
anuncie aqui